Não se esconda em uma 'ajuda imaginária grandiosa' para, simplesmente, não ajudar.
Todos nós somos responsáveis pela pobreza que assola o mundo.
Sonhamos em ajudar milhões de pessoas e acabar com a fome. Quem nunca se perguntou ao ver alguém vendendo o bilhete da Mega da Virada, o que faria se ganhasse? Quem nunca se indignou com os escândalos políticos e questionou quantas pessoas seriam beneficiadas, se não houvesse aquele roubo? A verdade é que a política deixa muito a desejar e sabemos disso, mas nós também. Quando falamos sobre ajudar o próximo, compartilhar, para a maioria das pessoas, isso não é uma prioridade e deveria ser. Como desculpas e preguiça, nos escondemos em justificativas de que não somos empresários portadores de bilhões para ajudar os mais desfavorecidos, mas toda grande mudança é regada por pequenas ajudas e é aí que todos entram, sem exceção.
Podemos ajudar o dia todo, não há desculpas, basta ter esse olhar e, claro, ação. Já abriu seu armário e viu quantas roupas não usou no último ano? Sim, porque se você não usou durante o ano, a chance de usar no próximo é mínima. Então, doe. Sem medo. Aquilo, provavelmente, não lhe pertence mais. Sabe aquele vestido, louça que você está esperando uma ocasião especial para usar? Se essa ocasião importante não for hoje, então doe. Sabe por que? Porque jogamos para o futuro algo que não lhe pertence. Aprendi com a minha mãe que precisamos usar tudo aquilo que temos. Sim, você não precisa de um evento especial para usar as roupas boas que tem. Esteja bem vestida, mesmo para ficar em casa. Você merece. O Criador lhe proporcionou isso. Use todassssss as suas roupas, louças, joias. Faça do hoje o dia mais incrível da sua vida. E doe, se não for usar mais. Quando doamos abrimos espaço para o novo entrar. Mas dê coisas em boas condições, se coloque no lugar de quem irá receber. Você gostaria de receber aquilo? Quando somos 'abençoados' por aqueles que recebem algo que nos pertenceu, isso é uma energia boa que chega até nós. Então, faça que chegue até você algo bom. Doe tudo aquilo que não pertence mais a você.
Cuidado com os alimentos, não permita que estrague comida na sua casa, doe antes. Além disso, ao ir ao supermercado, compre um saco de feijão, arroz para doar, seja para funcionários do prédio ou para alguém que necessite. Vai na padaria? Compre mais um pão, lhe garanto que irá aparecer alguém para você entregar. Perceba seus funcionários, desenvolva essa percepção, e veja se pode ajudá-los, com sabedoria. Talvez a ajuda seja uma oportunidade e não dinheiro.
Doe, aquilo que pode, para instituições confiáveis. Cheque antes, não seja tolo. Isso deve fazer parte da nossa rotina e não de eventos esporádicos. O mundo não comporta mais o 'só de vez em quando', somos responsáveis pelo o que está acontecendo. Tenha ética, não pegue de graça algo que pode pagar. Uma coisa é você ganhar, outra é pegar cesta básica, coisas que pertencem a quem não pode pagar. Tenha respeito.
Nós podemos e devemos fazer da nossa rotina uma ação contínua do compartilhar. Lembre-se que a vida é uma troca de energia. Pode parecer clichê, mas essa é uma realidade. Quando assumimos o lugar ao qual é nosso 'de ajudar', somos 'promovidos' a ajudar mais, e nos é confiado novas possibilidades para entregar a quem precisa. Talvez a sua ajuda seja em palavras, talentos, trabalhos voluntários, dança, nada é pequeno para compartilhar, então use-os. Se abra a cada dia para quem precisa chegar até você. E, com isso, você irá se surpreender com as ajudas que chegarão na sua vida porque a energia do retorno é infalível.
Meu Deus eu nunca vi na minha vida palavras tão verdadeiras assim que Deus possa abençoar você muito mesmo obrigado
ResponderExcluir