Os sentimentos são peças fundamentais para a vida.
Não tenha medo de algumas emoções, elas são treinos importantíssimos para o futuro.
Em uma olimpíada, entre escolas, dos meus filhos pude ver a importância das emoções, principalmente, em uma geração que aprendeu e acha que a vida acontece em ‘um clique’. Na verdade, muito ao nosso redor ocorre, tecnologicamente, na prontidão do tal clique, mas a nossa biologia não acompanha essa rapidez. Com isso, em situações que exigem que as emoções sejam exercidas de forma funcional nem sempre é assim que sucede, porém são essenciais para esse desenvolvimento. Afinal, durante toda nossa vida isso será a base para o desenrolar da nossa história.
Durante os jogos, pude ver crianças vibrar, chorar, sair com raiva, gritar e todo tipo de sentimento humano possível. Vi pais vibrando, saindo do prumo e esquecendo que o oponente do filho não era inimigo, ou seja, dando um exemplo nada ‘fair play’. Mas, também, vi pais acolhendo, dando conselhos, sendo firmes, orientando, fazendo com que os filhos respeitassem seus adversários. Nessas horas vemos de forma escancarada aquilo que está dentro de nós e passamos para os nossos filhos tanto o lado bom quanto aquilo que precisamos melhorar ou mudar.
Confesso, que toda vez que via alguma criança ou jovem saindo do campo, tatame chorando tinha vontade de abraçar e dizer que na vida esses sentimentos, que os machucam hoje, serão fundamentais para a vida deles seja no casamento quando realizarem que o parceiro (a) está com a razão e, com isso, aquilo que parecerá uma ‘derrota pessoal’ será o rumo certo para a relação. Quando na profissão o outro ganhar a promoção no ‘seu lugar' e o ‘gosto’ que a derrota trouxer o impulsionará para novos rumos. Que o acolhimento que o amigo deu quando viu alguém da equipe ferida será o mesmo abraço que aquele futuro pai ou mãe darão nos seus filhos entre outros lindos ensinamentos que levarão dentro de si. Portanto, você que está lendo esse texto, não poupe seus filhos e você mesmo de sentimentos que serão fundamentais no futuro. Olhe cada choro de frustração como um diamante, hoje, bruto, mas, amanhã, lapidado e com um brilho único.
😍🥰
ResponderExcluir