A imagem da ‘fonte da juventude’ é um desserviço para a humanidade.


Para algumas pessoas, envelhecer virou uma sentença de morte.


Algumas mulheres não se permitem mais ter marcas de expressão. Alguns profissionais recomendam, a partir dos 26 anos, começarem a colocar botox. Não sou contra o botox, ninguém precisa ‘esfarelar’ com o passar dos anos, mas sou contra a ‘obrigação’ de não ter nenhuma ruga, isso é desumano. Vejo pessoas que vão às redes sociais de personalidades e escrevem: “Como envelheceu”, “Como está acabada”. Peraí, primeiro, que uma pessoa que faz isso é grosseira e não merece nem ser ouvida. Segundo, que as pessoas envelhecem, esse é o preço para viver e, portanto, merecem envelhecer. Inclusive, caros jovens, envelhecer é uma benção, pois nos capacita a ser quem realmente somos. 


O preço da juventude extrapolou e está desumano. Pessoas não veem mais o quão ridículas, desconfiguradas estão ficando com tantos procedimentos. Além disso ser bizarro, o ‘recado’ que estão passando para os jovens é que envelhecer é como ir a um abatedouro em que só nos resta esperar pela morte. Pare com isso, a exaltação da juventude, essa que tem sua beleza, está tão exarcebada que dá vozes a esse tipo de bestialidade. Jovens acham que só por serem jovens mudarão o mundo. Claro que não, para mudar qualquer coisa temos que trabalhar muito. Aliás, até para arrumar a cama precisamos fazer algum tipo de ‘trabalho’. Terror que muitos pais vivem diariamente.

Hoje, fala-se muito sobre o etarismo, mas se continuarmos exaltando a parte burra da juventude, daremos poder a esse discurso pobre e infeliz. Já existem empresas que estão preferindo contratar pessoas mais velhas, no lugar de jovens. E, conseguimos entender, já que depois de décadas com narrativas vazias sobre a juventude, o ‘fruto’ não vingou.


Cabe aos mais velhos mostrar que envelhecer nos dá poderes, sim, um deles é a maturidade, para aqueles que ‘trabalharem’ essa questão. Poder envelhecer, respeitando de forma íntegra a mente, o corpo, tendo foco na saúde sem fazer loucuras por uma aparência que depois de uma certa idade ficará parecendo uma deformação, nos permitirá viver com plenitude essa fase. Afinal, se cada fase nos reserva tesouros, a velhice não é diferente. Pare de tentar ser algo que não é. Assuma, com elegância, a fase linda que a velhice permite e seja um bom exemplo. Só podemos viver isso, se nos enxergarmos de forma real e não fantasiosa. A velhice não deve ser algo sem vida em preto e branco, mas, sim, colorido como essa fase nos permite brindando a vida de forma sábia, leve e agradecida. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por favor, não tenha mais filhos.

Quando a DOENÇA DA SOCIEDADE começa em CASA.

Não crie necessidades fúteis e desnecessárias.