De nada vale a inteligência, se não caminhar com a ética.
Ficamos fascinados com a inteligência dos homens e o que ela é capaz de criar.
Descobertas em todas as áreas trouxeram conforto e melhorias para a humanidade - fato. Por um lado melhoramos com a ajuda de uma tecnologia que nem imaginávamos alcançar, e por outro lado, somos tão primitivos - comportamentalmente - quanto os homens das cavernas.
Estudos e esforços são importantes e válidos. Sem eles não chegamos onde almejamos - nossas conquistas. Mas o que faremos com a nossa inteligência, poder, conquistas, depende da nossa moral/ ética. Quando olho para campos de concentração, não acredito. Estudiosos de várias áreas - engenheiros /arquitetos - entre outros -construíram aquilo tudo, com tecnologia de ponta. E a medicina? Sim, médicos executavam barbaridades com humanos em ‘prol de pesquisas’, 'pela ciência'? Absurdo e triste. Com o mesmo brilhantismo que podemos construir, podemos destruir. Isso serve inclusive para nossa vida. Crianças hoje choram pela ausência de pais que estão ao lado, perdidos em seus smartphones. Violências domésticas, com mulheres, crianças, idosos ocorrem em lugares cercados de tecnologias! Pessoas ‘bem sucedidas’, não veem aqueles que lhes servem café, são ‘seres invisíveis’. Pessoas poderosas que não ‘enxergam’ as necessidades do próximo, só olham para seu próprio umbigo. De que adianta tanta 'inteligência' se não for posta a serviço de um bem maior? Fortunas são construídas para filhos que tiveram estudos em escolas caríssimas, mas que não tiveram valores, princípios agregados a vida. Muita vezes aderimos e ensinamos aos filhos uma ‘autoestima fajuta’. Falamos que eles são ‘incríveis, lindos, inteligentes, conquistarão o mundo', mas não podemos esquecer de ensina los que eles só serão e terão 'tudo isso' se usarem essas qualidades - até então vazias- com ética para o bem do outro, e de todos.
Enfim, já temos inteligência, tecnologia, que a maioria nem consegue usar direito, mas estamos sedentos de ética. Que essa saciedade chegue como um bálsamo para à humanidade.
Comentários
Postar um comentário